top of page

MARIA BEATRIZ CASTRO
A orientação profissional é um processo individualizado que tem como objetivo auxiliar o(a) orientando(a) a desenvolver o autoconhecimento e a construir estratégias para tomar decisões conscientes em relação à sua trajetória profissional.
Mais do que escolher uma profissão, trata-se de um espaço seguro e acolhedor para refletir sobre desejos, valores, interesses, habilidades e possibilidades. Cada passo é pensado com respeito à história de vida da pessoa, considerando seus sonhos e contextos atuais.
Ao longo dos encontros, o(a) orientando(a) adquire, junto ao profissional, ferramentas para lidar com dúvidas, inseguranças e dilemas sobre a carreira. O processo pode envolver desde a escolha de um curso superior até a definição de outros caminhos profissionais possíveis.
A orientação proporciona escuta, acolhimento e estímulo à autonomia. Ao aprofundar o conhecimento sobre si mesmo(a), o(a) orientando(a) amplia sua clareza para tomar decisões mais alinhadas com seus objetivos e bem-estar.
Sobre a
Orientação Profissional Presencial
Quais situações a psicoterapia pode ajudar?
Escolha do curso superior
Definição da faculdade ou instituição de ensino
Compreensão sobre diferentes profissões e áreas de atuação
Criação de um plano de ação para alcançar objetivos profissionais
Reavaliação de escolhas anteriores ou mudança de carreira
Quanto tempo demora o processo da psicoterapia?
O processo de orientação profissional geralmente acontece entre 8 e 10 sessões semanais.
No entanto, esse número pode variar de acordo com o ritmo e as necessidades de cada pessoa. Algumas trajetórias se resolvem em menos encontros; outras, podem demandar mais tempo para amadurecimento das decisões.
bottom of page
