top of page

Qual a diferença entre um Psicólogo, um Psiquiatra e um Psicanalista?

  • Foto do escritor: Maria Beatriz Castro
    Maria Beatriz Castro
  • 13 de mar.
  • 3 min de leitura

Apesar do nome muito parecido, um psicólogo, um psiquiatra e um psicanalistas não atuam no mesmo segmento. Para poder decidir qual o profissional certo para as suas demandas, é preciso entender o que cada um realmente faz.

Trazendo a principal característica em comum entre todos eles, como o próprio prefixo psi- indica, todos atuam na área da saúde mental. Por isso, é importante entender o que diferencia cada profissional para ter certeza que está buscando o profissional certo.


Quem é o psicólogo e o que ele faz?

O psicólogo pode atender públicos de todas as idades, desde crianças até idosos
O psicólogo pode atender públicos de todas as idades, desde crianças até idosos

O psicólogo é um profissional formado em Psicologia. Ou seja, ele fez uma faculdade específica de psicologia durante no mínimo 5 anos. Seu trabalho está relacionado ao estudo do comportamento humano e os processos mentais, tratando de algumas demandas como ansiedade, depressão ou problemas de relacionamento.

Ele pode atuar em diversas áreas, como na prática clínica, na área hospitalar, na área de trânsito, na área de psicometria, entre muitas outras áreas, e com diversos públicos. Algumas áreas necessitam de um estudo extra, feito em cursos de pós-graduação, para que se possa atuar sem problemas.

Além disso, ele pode seguir uma das muitas abordagens psicológicas. Alguns exemplos mais famosos são a Teoria Cognitivo-Comportamental, a Psicanálise ou a Analítica Junguiana, mas existem muitas outras, como a Abordagem Centrada na Pessoa, a Humanista, a Gestalt-Terapia, entre muitas outras.


Quem é o psiquiatra e o que ele faz?

O psiquiatra é um médico com especialidade na saúde mental
O psiquiatra é um médico com especialidade na saúde mental

O psiquiatra é um profissional formado em medicina. Ou seja, ele fez uma faculdade de medicina e uma residência na área específica de psiquiatria. Seu trabalho está relacionado ao diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais.

As principais áreas de atuação de um médico psiquiatra são psicoterapia, psicogeriatria, psiquiatria da infância e adolescência e psiquiatria forense. Cada uma dessas áreas atua com públicos diferentes.

Como são médicos, os psiquiatras são os únicos que podem receitar remédios para um paciente.


Quem é o psicanalista e o que ele faz?

Uma característica clássica da psicanálise é o divã, no qual o paciente se deita durante a sessã
Uma característica clássica da psicanálise é o divã, no qual o paciente se deita durante a sessã

O psicanalista é um profissional que segue a abordagem da psicanálise. Ou seja, ele fez um curso específico voltado à psicanálise, mas pode ter como complemento outra graduação. Seu trabalho está relacionado à análise do inconsciente, desejos, traumas e memórias que influenciam o comportamento atual.

Um psicanalista pode seguir os ensinamentos teóricos de Freud, Lacan, Melanie Klein, Winnicott, entre outros.


Qual então é a principal diferença entre um psicólogo e um psicanalista?

A principal diferença está na formação. Enquanto a formação de psicólogo é feita em universidades e duram 5 anos, a formação de psicanalista pode ser feita em outras instituições e apresentam em média uma duração menor.

Importante frisar que um psicólogo pode ser um psicanalista, se durante sua formação e carreira decidir seguir pela abordagem da Psicanálise, mas um psicanalista que não fez uma faculdade de psicologia não pode ser considerado um psicólogo.


Como escolher qual o melhor profissional?

A escolha deve ser feita com base na demanda do próprio paciente e suas próprias preferências.

Uma demanda que necessita de acompanhamento médico claramente vai precisar ser acompanhada por um psiquiatra. Uma demanda que necessita da realização de uma avaliação psicológica pode ser feita somente por psicólogos.

A escolha entre um psicólogo e um psicanalista para a psicoterapia deve ser baseada nas preferências de abordagem. Para isso é necessário conhecer como cada abordagem atua e reconhecer qual se aproxima mais de seus objetivos.


Conhecendo essas informações, quando precisar marcar uma consulta, você saberá exatamente quem procurar!


Maria Beatriz Castro


Psicóloga clínica que adora escrever sobre psicologia, TCC e seus hobbies.

Comments


Maria Beatriz Castro

CRP 06/177391

  • Whatsapp
  • Instagram
  • LinkedIn

©2022 por Maria Beatriz Castro.

bottom of page